8 motivos para redescobrir a região de Cruzeiro no “fundo” do Vale do Paraíba

9 de novembro de 2021

Categoria: Blog

A região tem muitos atrativos turísticos para uma reconexão com a natureza. Destaque para o icônico Teatro Capitólio de Cruzeiro, o Mirante Belvedere e as Grutas do Reino Encantado. Cruzeiro está a 217km de São Paulo e 224km do Rio de Janeiro.

São Paulo, Setembro de 2021. A pandemia surgiu e fez com que muitas pessoas dessem muito mais importância à liberdade. Apreciar o mundo com um novo olhar e perceber nas pequenas coisas o verdadeiro sentido da vida ficou cada vez mais presente. O confinamento transformou viagens curtas em válvulas de escape. E uma região que tem chamado a atenção dos turistas paulistas, fluminenses e mineiros é a que está no chamado “fundo” do Vale do Paraíba, como os municípios de Cruzeiro, Piquete, Lavrinhas e Queluz. São esses lugares que escondem pontos turísticos incríveis e pouco explorados e que valem uma visita! Todos com uma oferta de atrativos naturais e culturais que valem a pena uma fugidinha no final de semana. Aqui seguem nove sugestões:

Teatro Capitólio de Cruzeiro: Inspirado na arquitetura do Teatro Scala de Milão, o Capitólio Municipal é uma das mais belas construções da região. Inaugurado em 1930, o prédio, de estilo eclético, possui dois pavimentos, com salão para eventos, sala de espetáculos com palco, camarotes e uma luxuosa escada de mármore de carrara. A fachada é decorada com figuras de rostos humanos e elementos florais. Sedia espetáculos, apresentações, exposições artísticas e culturais e eventos em geral.

Fachada do Teatro Capitólio (Prefeitura Municipal de Cruzeiro)

Museu Major Novaes: Conhecido originalmente por Fazenda Boa Vista, o museu é um patrimônio histórico e arquitetônico no coração de Cruzeiro. Atualmente é um centro cultural e histórico, sendo um espaço público aberto para atividades e eventos culturais, além de conter em seu acervo objetos, documentos e memórias históricas importantes tanto para a cidade, quanto para a região do Vale do Paraíba. Serviço: 

Fachada do Museu Major Novaes (Prefeitura Municipal de Cruzeiro)

Garganta do Embaú e Mirante Belvedere: A Serra da Mantiqueira tem aproximadamente 500 km de extensão e seu ponto mais baixo é a Garganta do Embaú, um ponto notável na região. Situa-se na divisa entre São Paulo (município de Cruzeiro) e Minas Gerais (município de Passa Quatro). E Embaú em tupi quer dizer “a derradeira aguada”. Um mirante a 1800m de altitude que chama a atenção é o dedicado à Nossa Senhora Aparecida, mais conhecido como “A Santa”. Está próximo do “Túnel da Mantiqueira” ou túnel ferroviário, construído para ligar os dois estados por ordens de Dom Pedro. Ali ocorreram embates na Revolução Constitucionalista de 1932 entre as tropas paulistas (pelo lado de Cruzeiro) e as tropas federais (pelo lado de Passa Quatro). Neste período, o túnel foi usado como ponto estratégico na batalha.

Visão da Serra da Mantiqueira (Prefeitura Municipal de Lavrinhas)

Pico do Itaguaré: A montanha situada na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, na Serra da Mantiqueira chama a atenção. Seu cume está a 2.308 metros acima do nível do mar e o nome Itaguaré pode significar “pedra sagrada” ou mesmo “pedra rachada” em tupi. Da cidade de Cruzeiro, avista-se o pico em todo seu contorno, tendo este a aparência de um “gigante deitado” ou de “nariz de gigante”. É apelidado “Gigante Adormecido”. Algumas pessoas fazem a “escalaminhada” de cerca de 3 dias, que exige bom preparo físico. Vale muito uma visita para apreciar a vista privilegiada.

Pico do Itaguaré – Gigante Adormecido (Prefeitura Municipal de Cruzeiro)

Grutas do Reino Encantado: As Grutas do Reino Encantado localizam-se no bairro da Água Limpa e distante 20 minutos do centro de Cruzeiro. O acesso é feito pela estrada Cruzeiro-Pinheiros até a estrada rural da Água Limpa. As grutas foram formadas pelas corredeiras do Ribeirão da Água Limpa, que abriram fendas, passagens subterrâneas e cavernas nas rochas, proporcionando um espetáculo de rara beleza.  

Marianina Café: No coração de Cruzeiro, o restaurante e bar oferece as verdadeiras pizzas napolitanas e todas preparadas com produtos originalmente importados e fermentação natural. O hamburguer de carne de búfalo feito na brasa e o Fettuccine Alfredo são outros diferenciais do cardápio do proprietário Luciano Branca. Além do chopp, cervejas e drinks especiais. Às tardes são oferecidos cafés, tortas e sorvetes.

As pizzas napolitanas destacam o Marianina Café (Marianina Café)

Cachoeira da Pedreira e Poço Azul: Lavrinhas é uma região cheia de encantos naturais. A Cachoeira da Pedreira é algo imperdível em virtude de suas águas com coloração azul-esverdeada. Conta com estacionamento no local e uma trilha rápida e com fácil acesso. Recomenda-se levar água e tênis com sola que não derrape. E um dos principais atrativos na cidade é o Poço Azul, que apresenta águas cristalinas com cor de esmeralda. É possível visitar o local sozinho, mas a contratação de guias especializados é sugerida, pois durante a trilha é necessário atravessar riachos com correntezas. Ambos os atrativos permitem banhos e mergulhos para renovar a alma e relaxar nestes tempos de pandemia.

Cachoeira da Pedreira se destaca pela tonalidade da água (Prefeitura Municipal de Lavrinhas)

Balneários: Lavrinhas tem inúmeros balneários e todos são muito recomendados para uma escapada com a família. Os mais conhecidos são o Balneário Perroni, Rancho do Zé João e Rancho do Carlos Lopes. No Perroni o diferencial é que o rio forma várias piscinas naturais. O Rancho do Zé João tem pousada e disponibiliza uma área de camping com chuveiro quente e café da manhã incluso para quem prefere ficar acampado. Além de ter um atendimento para visitantes portadores de necessidades especiais. Já o Rancho do Carlos Lopes tem piscinas naturais sendo que uma delas possui um tobogã. Todos oferecem a chance de passar o dia e desfrutar da linda paisagem da Serra da Mantiqueira.

Rancho Carlos Lopes (Prefeitura Municipal de Lavrinhas)

Viu só? Cruzeiro e região possuem muitos encantos e lugares que garantem uma experiência única para os visitantes. Especialmente nestes momentos que queremos mais contato com a natureza, mesas ao ar livre e muita segurança. E nada melhor que contar com um local para pernoitar. No coração de Cruzeiro está a tradicional Pousada Flor da Serra, que dispões de 50 habitações, restaurante, piscina, academia, campo de futebol, saunas, linda vista da Serra da Mantiqueira, amplo estacionamento e muito gramado com espaço ao ar livre, ideal para casamentos e produção de fotos.

Ou seja, o “fundo” do Vale é o destino perfeito para quem deseja se desligar da correria da cidade grande, aproveitando os nove motivos apresentados. #PartiuVale?

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

5 Dicas de Atrações Musicais para Festas de Fim de Ano

A cantora Mayra Cristo, especialista em eventos sociais e corporativos, apresenta ideias inovadoras, como shows e até mesmo Karaokê com Read more

Feira ABIMAD aconteceu em São Paulo

Por: Sarita Guimarães A tradicional Feira ABIMAD - Feira Brasileira de Móveis e Acessórios da Alta Decoração - aconteceu entre Read more