Bélgica e Luxemburgo mais próximos através de empresário de Guarulhos

24 de janeiro de 2021

Categoria: Blog

Guarulhos é um município conhecido internacionalmente por sediar o maior aeroporto da América Latina. Tal fato abre à cidade uma série de oportunidades bilaterais, gerando negócios em diversos segmentos vitais à economia brasileira. Quem tem se destacado na busca por novas janelas para a cidade é o empresário Marcos Junior Teixeira de Oliveira, diretor da Redescobrindo Ideias. Ele acaba de assumir a diretoria de marketing na Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa-Brasileira no Brasil, mais conhecida como Belgalux.

Marcos Oliveira é jornalista, trabalha com comunicação e assessoria de imprensa, especialmente projetos para embaixadas e consulados estrangeiros. Mineiro de nascimento, trocou o Petrópolis (RJ) pela capital paulista há dez anos e há quatro optou por morar e viver em Guarulhos. Em 2018, organizou visitas diplomáticas para estreitar relacionamentos com a prefeitura local. A primeira delas foi com Mohamed El-Katib, chefe do escritório comercial do Egito em São Paulo. Durante a visita, o diplomata foi recebido pelo prefeito Guti, visitou a GRU Airport e a empresa de catering Gate Gourmet. “Foi uma visita bem especial, pois o Egito negociava com o Brasil a abertura de um voo direto entre Guarulhos e o Cairo e aquele momento era uma aproximação para tornar real tais intenções”, afirma Marcos.

Já com certa abertura e conhecimento com a comunidade belga e de Luxemburgo, a aproximação dos dois pequenos destinos europeus com a cidade torna-se ainda mais próxima, pois o empresário coordenou uma visita oficial do então Cônsul Geral da Bélgica, Charles Delogne, em dezembro daquele ano. Delogne encontrou-se com o chefe do Executivo para traçar uma agenda positiva entre o município de Zaventem (sede do Aeroporto Internacional de Bruxelas) e Guarulhos, além de conhecer alguns locais com potenciais para receber investimentos. “A visão, naquele momento, era de fortalecer as duas cidades aeroportuárias, pois Bruxelas é um hub internacional, além de capital belga e sede da União Europeia”, pontua o diretor da empresa Redescobrindo Ideias.

Atuando diretamente na estrutura da Belgalux, o novo diretor acredita que oportunidades surgirão, pois tem como objetivo, juntamente com outros membros da diretoria, fomentar os negócios entre o Brasil, a Bélgica e Luxemburgo. “Realmente existem algumas iniciativas que serão desenvolvidas e espero fomentar, ainda mais, esse link iniciado há dois anos por aqui. Abrir as portas de Guarulhos para novos investidores estrangeiros é fundamental para consolidar sua vocação como hub econômico, logístico e aeroportuário no Brasil”, destaca Marcos. 

A Belgalux

Para quem não conhece, a história da Câmara de Comércio Belgo-Luxemburguesa no Brasil se confunde com o desenvolvimento do comércio e dos investimentos bilaterais entre estes países, sendo a sua origem marcada pela visita oficial ao Brasil do Rei da Bélgica, Alberto I, em 1920. Desta visita resultou o investimento do grupo Luxemburguês Arbed na Companhia Siderúrgica Mineira, em 1921, criando-se a Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira.

Desde então, a Belgalux sempre seguiu de perto todos os investimentos feitos entre a Bélgica, o Luxemburgo e o Brasil. Atualmente acompanha as empresas brasileiras na busca de posições de destaque no comércio mundial, ajudando-as no processo de identificar investimentos e negócios. Sua sede está localizada em São Paulo e conta com antenas nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte e Goiás. Para o biênio 2020-2022, a Belgalux elegeu uma nova diretoria. Além de Marcos Oliveira, conta com Tom Maes, Diretor Sênior de Vendas para América do Sul do Grupo Lufthansa, como presidente; Luis Carlos Szymonowicz, Vice-presidente; Felipe Maluly, Diretor Jurídico; Rudinei Carapinheiro, Diretor financeiro; Gabriela Tiussi, Diretora de Assuntos Aduaneiros; Ann Vanden Avesse, Diretora de Comunicação; e Daniel Rubim, Diretor para Assuntos de Luxemburgo. 


Presença belga e luxemburguesa em Guarulhos

Quem pensa que a Bélgica e Luxemburgo estão bem distantes de Guarulhos engana-se. Duas grandes empresas têm representação em Guarulhos. Uma delas é a Puratos. Com sede em Groot-Bijgaarden, na Bélgica, a empresa fornece insumos nos setores de panificação, confeitaria e chocolate. Seus produtos e serviços estão disponíveis em mais de 100 países em todo o mundo e, em muitos casos, com produção local. A unidade da Puratos em Guarulhos localiza-se no bairro Jardim Bela Vista. Outra gigante com atuação em Guarulhos é a AB InBev (abreviação de Anheuser-Busch InBev – multinacional formada em 2004 pela fusão da belga Interbrew e da brasileira Ambev). Fundada em 1978, a Cervejaria Águas da Serra, no bairro de Bonsucesso, produz rótulos como Brahma, Skol, Original, chopp claro e escuro e o chopp Brahma Black. Outra facilidade protagonizada pela empresa é um tour gratuito por suas instalações.

Outra empresa europeia com presença forte na cidade é a luxemburguesa Cargolux, com sede no Aeroporto Internacional de Luxemburgo-Findel, em Luxemburgo. A multinacional é uma das maiores transportadoras de carga do mundo e opera em várias cidades brasileiras e costuma usar o Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos para algumas operações. “Penso que essa presença já fortalece, e muito, as perspectivas de aproximação bilateral. Inclusive, será programada a visita de uma delegação para conhecer entidades empresariais em Guarulhos. Especialmente considerando que nosso presidente na Belgalux, é diretor para América do Sul do Grupo Lufthansa, com atuação em GRU Airports”, finaliza Marcos Oliveira.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

5 Dicas de Atrações Musicais para Festas de Fim de Ano

A cantora Mayra Cristo, especialista em eventos sociais e corporativos, apresenta ideias inovadoras, como shows e até mesmo Karaokê com Read more

Feira ABIMAD aconteceu em São Paulo

Por: Sarita Guimarães A tradicional Feira ABIMAD - Feira Brasileira de Móveis e Acessórios da Alta Decoração - aconteceu entre Read more