Curaçao participa da Copa do Mundo de Beach Tênis no Rio de Janeiro

24 de novembro de 2021

Categoria: Blog

Participando pela primeira vez, a seleção da ilha caribenha foi classificada na repescagem e está no grupo com Espanha, Chile e Portugal. Composta por 4 atletas, a equipe fica no Brasil até 10/10. 

SÃO PAULO (BRASIL), Outubro de 2021 – O Rio de Janeiro é um destino conhecido mundialmente por sua beleza natural e pela prática de esportes de praia. Para dar mais destaque à paisagem, as areias de Copacabana recebem, entre 04 e 10 de outubro, a Copa do Mundo de Beach Tennis Pro e Junior 2021 da Federação Internacional de Tênis (ITF). A principal competição anual por equipes no ITF Beach Tennis World Tour (Pro), que conta com seleções de 16 países e um deles é a ilha de Curaçao. Uma seleção que participa pela primeira vez é a da ilha de Curaçao, no Caribe.

A delegação curaçolenha é composta por quatro jogadores : Janice Tjon Sien Kie (Capitã), Michiel Noordhoek, Nick van Rosberg e Anne Rijks. O destaque para Curaçao é que sua participação no campeonato aconteceu numa repescagem mundial, ou seja, o destino não se classificou nas eliminatórias regionais, mas conquistou a única vaga entre todas as seleções não-classificadas. Os atletas já estão no Rio de Janeiro competindo para buscar excelentes resultados e pontos para suas posições no ranking mundial da categoria. Joam em duplas femininas, masculinas e mistas.

Seleção durante a abertura da Copa do Mundo de Beach Tênis (Divulgação)

“Estar no Rio de Janeiro já é uma vitória para todos nós, atletas de Curaçao. Temos nossas carreiras paralelamente à vida de esportistas do beach tennis. Por este motivo, reforçamos que o esporte tem representantes em muitos destinos pequenos como nossa ilha de Curaçao. Isso revela que as atividades esportivas fazem muito bem à saúde e queremos incentivar que mais pessoas atletas dediquem-se ao beach tennis”, explica Janice Tjon Sien Kie.

Outras nações representadas na competição são: Japão, Bulgária, França, Alemanha, Itália, Portugal, Rússia, Espanha, Aruba, Porto Rico, Brasil, Chile, Equador, México, Marrocos e Venezuela. Toda a competição é realizada sob protocolos rígidos. “A equipe trabalhou incansavelmente para estar em posição de hospedar este evento e seguirá todos os protocolos e requisitos governamentais necessários para garantir uma competição segura e bem-sucedida” finaliza Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis. 

A participação de Curaçao acontece em virtude do incentivo de diversos  patrocinadores e apoiadores locais como: Federação de Tênis de Curaçao, Curaçao Tourist Board, RE/MAX Bon Bini, Trustmoore, MosaCana, Zanzibar, UDC, MRC, Changes, APC, Forza, Stich One, Ileana Libéria e o artista Giovani Zanolino. 

Seleção de Curaçao no Rio de Janeiro (Divulgação)

PERFIL DOS ATLETAS DE CURAÇAO:

Janice Tjon Sien Kie – a capitã da equipe curaçolenha começou a jogar tênis de praia em 2015. Profissionalmente, estudou finanças e investimentos na Universidade Erasmus, na Holanda, e depois de trabalhar durante anos junto à PwC, migrou para o segmento imobiliário. Hoje é uma corretora imobiliária independente na RE/MAX Bon Bini. Além disso, Janice é uma ativista de direitos humanos e luta pelos direitos LGBTQIA+, de refugiados e pessoas requerentes de asilo. 

Michiel Noordhoek: o atleta começou a jogar tênis de praia em 2016 e tem formação técnica em tênis. Fora das quadras, Michel é um advogado versátil e possui ampla experiência em contencioso e assessoria jurídica para clientes nacionais e internacionais e é professor na Universidade de Curaçao. Em seu tempo livre toca vários instrumentos musicais. 

Nick van Rosberg: apesar de ter iniciado no tênis, Rosberg começou a jogar Beach tennis em 2018. Ele é o proprietário da Rosberg Tennis Academy Curaçao desde 2013. Ele é um treinador visitante de tênis de Wimbledon e campeão do US Open (Aberto dos Estados Unidos) Jean-Julien Rojer.

Anne Rijks: Começou a jogar beach tennis em 2015 e estudou gestão esportiva. Atualmente, trabalha como professora e treinadora na Universidade do Caribe Holandês. Também atua como como coach de estilo de vida. Tendo o esporte como paixão e disciplina, foi uma nadadora profissional de alto nível, assim quando Anneke não está na areia ,está na água fazendo kitesurf.

Mais informações sobre o ITF Beach Tennis World Tour e Junior Tour no Rio de Janeiro podem ser encontradas no link: https://itfbeachtennisworldcup-rio.com.br/

Seleção de beach tênis de Curaçao (Divulgação)

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

10 principais motivos para visitar Curaçao em 2022

O ano já começou e nada melhor que aproveitar as primeiras semanas para ver quais feriados cairão durante a semana. Read more

Hilton desembarca em Curaçao e expande o portfólio com tudo incluído

A chegada foi através do Mangrove Beach Corendon Curaçao Resort, Curio Collection by Hilton. O resort, inaugurado em 2020, tem Read more