Fortalecimento do Turismo de Base Comunitária expande-se pelo Amapá

7 de outubro de 2021

Categoria: Blog

Agência Amapá EcoCamping realizou oficina no Município de Serra do Navio com aproximadamente 30 comunitários. A comunidade já compreende que sua potencialidade turística pode ser oferecida de forma sustentável. Novos encontros serão realizados até dezembro de 2021.

Vista aérea de Serra do Navio (Melquiades Reis UFPA)

Macapá (AP), Julho de 2021 – O Amapá é um Estado com uma geografia bem diferente de muitas outras unidades federativas. Por possuir uma vasta rede fluvial e ter 72% de seu território com áreas de proteção ambiental, reservas e estações ecológicas voltadas à preservação da biodiversidade local, a atividade turística praticada por lá tem algumas peculiaridades, uma delas é o Turismo de Base Comunitária. De olho no Turismo de Base Comunitária (TBC) como uma alternativa de renda, oportunidade para os moradores valorizarem sua própria cultura e uma forma de integrar os jovens ao modo de vida local, a agência Amapá Ecocamping iniciou uma série de oficinas para levar conhecimento às comunidades do Estado. A primeira aconteceu no município de Serra do Navio, distante 210 km de Macapá, no dia 09 de julho de 2021.

A capacitação ficou a cargo da turismóloga Catia Rola, que já trabalha com a temática há mais de 20 anos. “A ideia por trás desse formato é promover um turismo mais igualitário, que coloque a população local no protagonismo em todas as etapas como o planejamento, a implementação e o monitoramento, levando em consideração a sustentabilidade social e ambiental das atividades”, afirma Cátia.

Turismóloga Catia Rôla (Divulgação)

A região é muito conhecida mundialmente por ser próxima do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, que atrai muitos turistas nacionais e estrangeiros à Serra do Navio. A oficina aconteceu durante à tarde na Comunidade do Cachaço, zona rural do município. “Foi um momento muito oportuno para todos àqueles que participaram. Sempre é muito positivo quando recebemos empresas e grupos que trazem conhecimento para nossa população. O turismo de base comunitária é muito oportuno para a cidade”, afirma Ana Paula (Paulinha), vice prefeita de Serra do Navio. 

Estação de Serra do Navio (Acervo IPHAN)

Uma das atrações de Serra do Navio é o clima, que em certas épocas do ano se assemelha a outras regiões mais frias do país, por estar localizado em uma região serrana. A própria paisagem da cidade e do entorno se converte em atração para o visitante. A cidade organiza ainda o Festival do Cupuaçu, no mês de setembro. O evento celebra a produção da fruta, com comercialização de polpa e derivados como sucos, tortas e geleias; da semente do cupuaçu também se produz chocolate branco.

O turismo comunitário é a atividade turística que apresenta gestão coletiva, transparência no uso e na destinação dos recursos, e na qual a principal atração turística é o modo de vida da população local. Nesse tipo de turismo a comunidade é proprietária dos empreendimentos turísticos e há a preocupação em minimizar o impacto ambiental e fortalecer ações de conservação da natureza. “Percebo que não existe uma receita pronta. Surgem desde formas mais tradicionais onde o visitante vivencia o modo de vida local, até outras onde operadores de turismo promovem experiências de sol e praia. Reservas ecológicas, parques nacionais, aldeias indígenas, bairros mais afastados dos centros, fornecedores entre outros, já são muitos os atores desenvolvendo formas de turismo de base comunitária”, pontua Victor Hugo Mendonça, proprietário da Amapá Ecocamping.

Victor Hugo Mendonça (Diretor da Amapá Ecocamping)

A empresa já vem com um histórico de iniciativas para beneficiar o turismo amapaense. Dentre as iniciativas capitaneadas pelo empresário estão: o Seminário Turismo Criativo (a ser realizado nos próximos meses); as viagens com jornalistas e influenciadores ao Amapá; e os pacotes turísticos comercializados em sua agência, onde oferece experiências únicas em contato diferenciado com a Amazônia. A oficina de turismo de base comunitária contou com o apoio institucional do Sebrae-AP, da Prefeitura de Serra do Navio, ICMBIO. Além das parcerias com a Recria, Redescobrindo Ideias, Apri Consultoria, ABBTUR e Sindetur. A Amapá Ecocamping produziu um vídeo-depoimento sobre a atividade. Clique aqui

Tags:,

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Parque Nacional do Tumucumaque (AP) ganha visibilidade com o ecoturismo no pós-pandemia

O maior parque nacional do Brasil, localizado no Amapá, é a porta de entrada para turistas que terão transfer em Read more

10 principais motivos para visitar Curaçao em 2022

O ano já começou e nada melhor que aproveitar as primeiras semanas para ver quais feriados cairão durante a semana. Read more