6 experiências para redescobrir e degustar Atibaia (SP) ao ar livre

24 de janeiro de 2021

Categoria: Blog

Muita pessoas já optaram por viagens curtas, rápidas e próximas de casa nestes períodos pós-pandemia. Para quem mora na capital paulista, um destino que atrai muitos visitantes é a pacata Atibaia. Conhecida nacionalmente por sua excelente qualidade de vida, forte colônia japonesa e a tradicional festa de morangos, a cidade tem muito mais a oferecer para quem já a descobriu ou quem ainda quer desbravá-la. 

Distante 65 km de São Paulo e 60km de Campinas, a Estância Turística de 145 mil habitantes oferece atrações em meio à natureza, uma nova rota cervejeira, bons restaurantes e ótimas opções de hospedagens, desde mega resorts e hotéis econômicos com piscina até pousadas campestres, cercadas por árvores e montanhas. “Atibaia é um destino que agrada a todos os perfis de turistas, pois nossa oferta turística é muito ampla. E outro aspecto muito positivo é a proximidade com grandes cidades, como São Paulo”, informa Mônica Fontes, Diretora Executiva do Atibaia & Região Convention Visitors Bureau (ARC&VB), entidade que congrega diferentes empresas conectadas ao turismo local.

Abaixo são listados seis motivos para quem quer sugestões – pouco difundidas ou algumas já conhecidas, mas com um novo olhar), que valem a pena conhecer durante um fim de semana ou durante um bate-volta. Além de opções gastronômicas e de hospedagem.

Haras Haddad – a região é repleta de haras, uma opção que agrada a todos é o Haras Haddad, de propriedade da família de mesmo sobrenome. Todos os espaços foram pensados e formados para oferecer uma experiência onde todos sintam-se em casa e desfrutem de momentos incríveis de paz entre amigos e familiares. A fazenda é composta por exemplares de Mata Atlântica com fauna e flora preservadas. Para chegar até lá é fácil, pois está a 10 minutos do centro de Atibaia. Por lá é possível fazer caminhadas nas trilhas, andar de bicicletas, andar a cavalo, fazer piquenique, dormir nas redes, brincar no playground, alimentar animais na fazendinha, saborear deliciosos bolos e consumir produtos típicos na cafeteria entre outras atividades.

Serviço: End: Estrada Luciano Rocha Peçanha, 1800 – Atibaia/SP
Site: https://www.harashaddad.com.br/
Tel.: 11 934641441
Instagram: @harashaddad

Santuário Schoenstatt – Outro local muito recomendado nestes tempos pós-pandemia é o Santuário Schoenstatt. Inaugurado em 1972, o local católico tem uma capela reproduzida fielmente como a que existe na cidade de Schoenstatt, Alemanha. É um centro de peregrinação e recebe milhares de visitantes de todo o País. Possui um espaço para abrigar cinco mil pessoas sentadas e é o maior entre os 150 santuários do mundo. Além do Santuário, da igreja e da tenda dos peregrinos, dispõe de lanchonetes, casa de retiros, espaço para piqueniques e uma completa estrutura com muita área verde para crianças brincarem com tranquilidade e segurança. Apesar de ser um santuário católico, visitantes de todas as denominações religiosas são bem-vindos.

Serviço: End: Rodovia Dom Pedro I, Km 78 – Jardim Brogotá, Atibaia/SP
Site: http://www.maeperegrina.org.br/
Tel.:(11) 4414-4249
Instagram: @santuariodeatibaia

Orquidário Takebayashi – nada melhor que uma experiência diferente durante uma visita a um atrativo. Isso é o que oferece o Orquidário Takebayashi. Empresa de turismo rural com rico acervo diversificado e laboratório de produção de mudas de orquídeas, cursos de cultivo e reprodução de orquídeas, orquidário e comércio de mudas e plantas adultas. Além de serem grandes produtores de flores ornamentais, cultivam morangos em grandes estufas, fato que permitiu-lhes oferecer um “colha e pague de morangos” com frutos orgânicos e colheita ergonômica. Tal serviço só acontece na época de colheita e com agendamento prévio.

Serviço: End: Estrada Hisaichi Takebayashi, 1300 – Jardim Colonial, Atibaia/SP
Site: www.orquideasemorangos.com.brTel.: (11) 99226-1448
Instagram: @orquidariotakebayashi 

Pedra Grande – Trata-se do principal cartão-postal da cidade. Viajar para Atibaia e não conhecer a Pedra Grande é como viajar para Roma e não visitar o Vaticano. Conhecida por ser uma grande plataforma de salto de esportes radicais, a Pedra Grande está localizada no Monumento Natural Estadual da Pedra Grande e é uma unidade de preservação com mais de 3 mil metros de extensão e 1418 metros de altitude. Além de proporcionar uma vista maravilhosa das cidades de Atibaia, Bragança Paulista, Piracaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista, é o monumento natural mais conhecido pelos atibaienses. 

A Pedra Grande atrai os amantes de escalada, rapel, trilhas, jipe, motocross, mountain bike, vôo livre, paraglider e outras aventuras em meio à natureza. O acesso pode ser feito por trilhas utilizando carros, bicicletas e até mesmo a pé. Ideal para um passeio em grupo, família e quem gosta de atividades ao ar livre com um pouco mais de adrenalina. Por ser uma área muito extensa, é recomendada a contratação de equipe especializada em realizar o passeio e a Union Off Road oferece uma experiência especial para visitantes até o cume a bordo de modelos 4×4 ou pickups.

Serviço: Union Off Road
End: Av. Jerônimo de Camargo número 1890 Atibaia, SP
Tel.: (11) 95313-4715
Instagram: @unionoffroad 

Rota Cervejeira – Atibaia tem quatro cervejarias artesanais que abrem suas portas para receber o visitante com rótulos e sabores especiais. Aqui degustação é mais focada para maiores de 18 anos, mas algumas cervejarias oferecem experiências para toda a família. Destaques para as cervejarias Heusch e Los Compadres. 

Cervejaria HeuschA Cervejaria Heusch produz cervejas artesanais desenvolvidas com muita criatividade pelo cervejeiro Rômulo Tinoco, que seleciona apenas matérias-primas de qualidade superior e seguindo os mais rigorosos processos de produção. Para as visitas de 1h30 a 2h, sugerem grupos de até 25 pessoas por apresentação para que todos os participantes recebam a atenção adequada do palestrante. A visitação só acontece mediante agendamento.

Serviço: End: Rua Marechal Rondon, 65, Recreio Estoril, Atibaia/SP
Instagram – @cervejaheusch

Los Compadres – No mercado desde outubro de 2017, a Los Compadres é uma fábrica de cervejas e chopp. A visitação só acontece mediante agendamento prévio e a duração é de aproximadamente 1h30. Para visitação com degustação, a quantidade de pessoas atendida é de até 50 participantes. Contam com uma Tap House com 20 torneiras de chopp na Alameda Lucas Nogueira Garcez, 2634, aberta diariamente. 

Serviço: End: Rua Maria Pires Correa Lima, 235, Recreio Estoril, Atibaia/SP
Instagram: @cervejarialoscompadres

Onde comer: 

Compostela Grill
Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, 4467 – Recreio Maristela, Atibaia – SP
Tel.: (11) 4411-7661
Instagram: @compostela_grill

Quintal do Gui 
End: Alameda Lindóia, 139 – Jardim do Lago – Atibaia – SP
Tel: (11) 960505646
Site: www.quintaldogui.com.br
Instagram: @Quintaldogui

Onde ficar:

Pousada Vista da Pedra 
End.: Rua Cap. Adolfo Alves, 51 – Vila Junqueira, Atibaia – SP
Tel: (11) 4412-5282
Site: www.vistadapedraatibaia.com.br
Instagram: @vistadapedraatibaia

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

5 Dicas de Atrações Musicais para Festas de Fim de Ano

A cantora Mayra Cristo, especialista em eventos sociais e corporativos, apresenta ideias inovadoras, como shows e até mesmo Karaokê com Read more

Feira ABIMAD aconteceu em São Paulo

Por: Sarita Guimarães A tradicional Feira ABIMAD - Feira Brasileira de Móveis e Acessórios da Alta Decoração - aconteceu entre Read more